04 maio, 2009


O Slogan!
“Santa Maria está nascendo para o futuro”

Será mesmo dessa forma, esquecendo o passado, as obras feitas para o bem da comunidade que Santa Maria avançará para o futuro? Que futuro será esse sem passado?
Como ignorar os homens e mulheres que ao longo de 150 anos, escreveram no chão, na carne, na alma e no coração a História dessa Cidade! Como?
Como podemos ficar indiferentes a esse Slogan, se estamos sendo atropelados pela prepotência, dos que pensam a política a partir do sétimo andar do Paço Municipal.
Desçam das suas tamancas, pisem no chão dessa cidade e vasculhem os armários e se interem desse passado e verão que somos bem presente, no contexto desse nosso chão gaudério...
Ergam-se das tumbas, os que se cobriram com a terra desse chão!

Elenara Castro Teixeira
http://phoemahelenara.blogspot.com
Santa Maria/RS

17 comentários:

Elenara Castro Teixeira disse...

Giovani Carter Manica
Chefe de Gabinete da Prefeitura de
Santa Maria
06/05/2009
Publicado no “Espaço do Leitor”
Jornal A Razão

Santa Maria está nascendo para o futuro,
com muito orgulho e respeito de seu passado

A cidadã Elenara Castro Teixeira escreveu ontem para o Espaço do Leitor criticando um concurso público da administração municipal para criação da marca e slogan de Santa Maria, fato que me obriga esclarecer a todos os leitores.
Inicialmente, esclareço que deforma “covarde”, esta leitora Elenara, “esqueceu” de informar que no governo passado era CC, mais, tinha o importante cargo de chefe da equipe de licitações e que atualmente desempenha função no gabinete de um vereador da oposição (PT), tais fatos no mínimo levam a suspeição de sua posição.
Por outro lado, ao invés de contratar uma agência de publicidade para criar a marca e o slogan de nossa Santa Maria, esta administração decidiu realizar um concurso público, onde qualquer cidadão pode participar (inclusive participação da oposição e da Elenara é bem vinda), de qualquer idade com até três trabalhos, sendo que o vencedor será premiado com R$ 1000,00.
Destaco que a comissão julgadora é composta por profissionais do quadro das instituições de ensino superior de nossa cidade, como o curso de Artes da UFSM, de Design Gráfico da Unifra e da Associação dos Veículos de Comunicação.
A participação da comunidade é tão grande que este concurso tem sido objeto de projeto em escolas e faculdades, bem como tem recebido inscrições de santa-marienses que estão morando em outras cidades. Para conhecer o regulamento e fazer a inscrição basta acessar o site da Prefeitura. Santa Maria tem um passado maravilhoso, e são inúmeros os projetos desta administração para resgatar seus 151 anos de história.
A propósito, aproveito a oportunidade para convidar a todos para participar do concurso e das programações dos 151 anos de Santa Maria!!!

Elenara Castro Teixeira disse...

“Santa Maria está nascendo para o futuro”

“Um slogan ou uma frase de efeito é uma frase de fácil memorização, usada em contexto político, religioso ou comercial como expressão que, repetida, terá grande possibilidade de se tornar uma verdade absoluta”.

Esclareço aos leitores que de forma deselegante, preconceituosa e politicamente incorreta o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Santa Maria, Giovani Carter Mânica, valeu-se do adjetivo “covarde” e do verbo “esqueceu” em sua resposta à minha análise da frase “Santa Maria está nascendo para o futuro”, uma frase que entendo remeter a uma tentativa de negação do passado de nossa cidade.
Quando em 27 de abril acessei o site da Prefeitura Municipal e lancei o meu olhar e a minha emoção sobre as palavras da peça publicitária, criada pela Prefeitura Municipal de Santa Maria para o chamamento do Concurso da marca e slogan da atual administração municipal, percebi que ali estava à essência, o toque, a alma do que se queria realçar como desejo de manifestação política.
Como cidadã desta terra, não poderia deixar de expressar minha opinião. Aqui nasci, e me orgulho e me emociono das e com as conquistas, que em Santa Maria tive direito de viver e construir.
Como apregoar aos quatro cantos e dizer amém que “Santa Maria está nascendo para o futuro”, se foi neste chão batido que pés e mãos calejadas edificaram 150 anos de lutas e glórias, que mentes ilustres deste sopé do morro ajudaram a marcar o compasso e o ritmo de nossas vidas, fazendo-nos partilhar uma longa caminhada, da qual fiz parte, da qual me orgulho e que alimenta a minha memória.
Ressalto que para a apresentação das minhas idéias, jamais precisei apresentar credenciais outras que não o comprometimento com a verdade.
E, para isso, basta ser o meu próprio nome!
Elenara Castro Teixeira

06/05/2009
Direito de Resposta
“Espaço do Leitor”
Encaminhado para Publicação
Jornal A Razão

Lonita Ziani Gonçalves disse...

Não tá morto quem peleia companheira.
É isso aí!
Lo

Lonita Ziani Gonçalves disse...

Puxando briga com os inimigos...Rssss!!!
Não tá morto quem peleia companheira
Lo

Paulo Vilmar disse...

Elenara!
Pisoteando o passado exterminamos o futuro! O futuro só pode ser construído com o entendimento do passado!
Boa luta...
Beijos

Paulo Pimenta disse...

Prezada Elenara:

Faço minhas as tuas considerações. Segue em frente incansável guerreira da luta popular de Santa Maria.
Conte comigo!
Um forte abraço!

Paulo Pimenta
Deputado Federal

Marcia Oliveira disse...

Elenara!
Seja sempre esse arauto da verdade.
Um abraço e boa luta.

Marcelo do canto disse...

É isso aí companheira.
Não te curves nunca para essa direita de uma figa.
Quem pensa que é esse Manica?
NADAAAAAAAAAAAAAAA!!!!

Um abraço!

Pedro Juliano Lima disse...

Ao ler a carta do Giovani Manica à leitora Elenara Castro Teixeira, quero expressar o meu assombro pelo despreparo político do também CC, ora Chefe de Gabinete do atual Prefeito Cezar Schirmer.

As palavras usadas, dão bem a dimensão dos antigos filhotes da ditadura, onde ter uma posição ideológica era motivo de perseguição e difamação.

Nunca num regime democrático, ser de um partido político, ocupar cargos como CC, poderia ser usado como condição de fazer uma pessoa ser taxada de "covarde" e ter sua palavra colocada sob suspeição.

Muito antes pelo contrário, pois o que eu percebi na analise feita por ela, foi um grande comprometimento com o passado histórico dessa cidade, que já tem 150 anos.

O que foi feito e muito bem, foi um discurso sobre a semântica da frase "Santa Maria está nascendo para o futuro", onde usou figuras e metáforas para confirmar que o passado de Santa Maria foi escrito por pessoas de muito valor.

Que o povo de Santa Maria, prestem muita atenção nesses detalhes que mostram a postura ideológia desse governo.

Pedro Lima
Cidadão Santamariense

ricardo disse...

Nem esquenta tua cabeça, pois a cabeça dele anda muito mais por baixo do que os porões da ditadura.
Conheço tua capacidade e a tua oratória, e isso vale mais do que ele alega.
Parabéns pela postura. Boa luta!!

igor lencina disse...

Covardia? Não é por ai!

Ao ler as manifestações sobre o slogan “Santa Maria está nascendo para o futuro” neste importante meio de comunicação, me obrigo como cidadão amparado por Lei a expressar meu sentimento de surpresa e indignação no que diz respeito a falta de política do Senhor Giovane Carter Mânica, Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Santa Maria(Cargo Comissionado, também “CC”, que foi fator do debate em seu artigo escrito aqui).
O jornal A Razão, na sua composição total de leitores, tem em comum trabalhadores, estudantes de todos os setores de nossa sociedade, cidadão em situação de desemprego, donas de casa, lideranças de bairros, empresários, enfim, uma infinidade de homens e mulheres, crianças, jovens e idosos que buscam informações e contribuem na construção das mesmas.
Por este motivo discordo com o Sr. Mânica, que o fato de alguém ser um trabalhador que ocupe ou ocupou um cargo comissionado não tenha direito de manifestar e expressar seus pensamentos.
Esta prática é muito parecida com os tempos da ditadura militar, onde tínhamos que ficar calados, vendo nosso país se deteriorar com feitos que não eram de interesse da Nação. Isto sim é covardia! Tentar fechar a boca dos que querem expressar seus pensamentos.
Creio que, independente da veracidade ou falsidade do conteúdo, das divergências ou posições contrárias, o debate POLÍTICO e saudável sempre é bem vindo, ainda mais quando se trata de questões referentes ao nosso Município, pois assim despertamos nossa consciência para enxergarmos o caminho que devemos seguir e progredir.
Sr.Mânica, a fuga da discussão política num determinado assunto nada mais é do que consentir com a falta de argumentação e que resulta o favorecimento da posição contrária. Portanto, neste caso, você um homem público representante de nossa cidade, deveria no mínimo verificar a ação implementada ao invés de tentar calar uma cidadã que assim como eu, fui um cargo comissionado, mas que tem pensamentos próprios, alguns favoráveis outros divergentes, mas que está à disposição de debater POLITICAMENTE e de forma saudável.

Igor Lencina
Presidente da Associação Comunitária do Conj. Habitac. Santa Marta
Santa Maria/RS

Karla Marisa Simões disse...

Parabéns pelo conteúdo da tua manifestação, na seção do Jornal A Razão "Espaço do Leitor".
Ela foi de uma sensibilidade, de um olhar maduro e responsável sobre as questões da nossa cidade.
Somente uma poetisa, de coração amante saberia captar com tamanho cuidado essa leitura do slogan.
Mas o Chefe de Gabinete do Prefeito Schirmer, Giovani Manica foi de doer de ruim e de extremo mau gosto.
Falar em covardia, em esquecimento e tentar descontituir as tuas palavras e o teu trabalho, é o "fora" mais cruél desse almofadinha que se diz e é Chefe de Gabinete do Prefeito Schirmer.
Como eles falavam na campamha:
MAL FEITO.....kakakakakak!!!

rogério leite disse...

Esse Manica é um asno de calça, pensando que sabe de tudo.
Como escreveu Karla Simões, MAL FEITO SCHIRMER/MANICA!!!!!!

Nada melhor que um dia após o outro, para perceber que ELES NÃO ESTÃO COM ESSA BOLA CHEIA.

Nem liga, toca em frente.
Um abraço.

Anônimo disse...

Esse piá de B... é uma gazela circulando pelo 7° andar.
Valeu a chapuleta que deste nele com muita classe.
Boa sorte e continua na luta.

Pedro Lecueder Aguirre disse...

ESTIMADA AMIGA E COLEGA ELENARA.

Parabéns pela bela obra que produzistes é de
" Gente de Sensibilidade e que tem Amor na Vida."
É o teu "SER" Vivo, Forte e Lutador.
Quem estava de aniversário dia 11 de Maio?
Boa Noite, Sejas Feliz TU Mereces.
Parabéns, estás ao lado e na assessoria de um Homem Inteligente.
Saudações Amigas.
Pedro Lecueder Aguirre.

Elenara Castro Teixeira disse...

Professor Pedro Aguirre!

Estimo saber que meu coração não se engana sequer na escolha dos meus amigos e também nas escolhas dos meus amigos....
Como poderia esquecer, se nossa amiga sempre foi uma luz a brilhar pelo caminho dos nossos “pecados”.
Lembro sempre com muito carinho, e saudades, não é o que me falta.
Grande mulher tivemos a honra de conhecer, estimar, e guardar com afeto em nossa memória.
Sobre o texto publicado, comove-me as suas palavras. Pena que nem todos nesse governo têm esse olhar sensível, capaz de perceber outros sentidos que não o do ranço político.
Grandes homens são assim, mistos de guerreiros e anjos, nunca de algozes dos seus contrários.
Agradeço o respeito carinhoso, o que bem prova a elegância dos seus sentimentos!
Um abraço e obrigaduuuuuuuu!!!

Martha Alves disse...

Que repercussão esse texto teve... Parabéns e não desista nunca da tua luta amiga.