15 maio, 2008


Santa Maria
&
Minhas Memórias Afetivas!

Cidade ao pé do morro, verde mata ainda virgem, que embeleza e da moldura ao horizonte do meu olhar.
Cidade que dá socorro, que ajuda e salva vidas, que abriga a quem chega de repente pra morar e estudar!
Cidade de quadro e giz, escrevendo colorido o dia a dia no coração e na alma, a pagina da minha estória!
Cidade do vento norte que esquenta e marca forte, ventania que azucrina três dias do meu humor. Calor infernal que desassossega o corpo, a pele, os cabelos e a saia que esvoaça em cada cruzamento dessa cidade que eu adoro.
Cidade de grande fé peregrina e que nem de longe se imagina a força amiga do seu povo, que percorre respeitoso os caminhos da Medianeira, Senhora, Mãe e Rainha que abençoa o passo trabalhador da sua gente, que a pé, passo a passo, entoa numa só voz jubilosa, cânticos de paz, amor e esperança!
A Casa de Saúde, hospital e berço de muitos que como eu, choraram ali as primeiras lagrimas, em plena sinfonia com os pássaros que voejam ao seu redor, graças aquela paisagem exuberante que de lá ainda se avista.
O Colégio Santanna, onde desenhei as primeiras letras e a cada dia construía com altivez e garra, a minha, naquela época, já precoce independência de espírito.
Ah o Maneco, onde forjei no exemplo dos Mestres, a minha caminhada profissional e o espírito para construção de lideranças e lutas.
A UFSM, espaço para o alcance da universalidade do pensamento histórico e político, de consciência e compromisso com a sociedade.
O Restaurante Augusto com o seu velho e tradicional ponto de encontro, de conversas, conchavos e alianças políticas, regado a vinho, chope e muito galeto, marca registrada desse maravilhoso lugar lusitano.
Parabéns minha cidade querida por dar-me a glória em criança de fazer a festa do seu Centenário e hoje já calejada pela vida, por revezes e sucessos e pelos aprendizados, partilhar a glória também do teu Sesquicentenário.
Santa Maria, cidade das minhas memórias, retrato vivo das minhas estórias, lugar por Deus abençoado para me fazer nascer!

É muito bom viver aqui!


6 comentários:

Paulo Vilmar disse...

Elenara!
Santa Maria Bonita...
É belo teu amor e que venham outros 150...
Beijos!

Rosamaria disse...

Eu sabia que teria uma bela homenagem a Santa Maria aqui.
Parabéns, Elenara!
Bjim.

Anônimo disse...

Bom deeeeeeeemais!!!!!

Ana Maria de Campos disse...

Elenara!
Fiquei emocionada com esse texto publicado no Diário.
Também fiz essa jornada na minha vida, só que nunca soube expressá-la assim como vc fez.
Achei um barato, parabéns.

Ester de Oliveira disse...

Demais da conta.
Pura magia.

Angela disse...

Olá!!
Te li de novo..hehehehe! Sensacional...
Bjos.