23 abril, 2007

Cheiros e Sabores de Mãe!

Mãe sinto cheiros e sabores,
do pão sovado feito em casa
sempre uma vez na semana,
da carne de panela acebolada
de sabor inigualável, que fazia
do almoço grande festa!

Da massa cortada a máquina,
do suco de beterraba,
do quibebe de abóbora
e do doce de ambrosia!

Da polenta cortada a linha,
bem ao modo italiano,
da salada de radiche
com sal e muito vinagre,
de sabor bem agre doce!

Mãe eu sinto todos os sabores,
da rosca com açúcar e canela,
do bolinho de chuva com café
bem preto, passado no capricho,
do pastel de carne bem feito,
e das bolinhas de almôndegas
com alho, cebola e pimenta a gosto!

Sinto sempre esses cheiros,
quando ando por aí,
só não sinto o teu perfume
e o calor do teu abraço!

Por que tinhas que partir
assim tão jovem, deixando
esse vazio no meu olhar
e essa saudade do teu cheiro!

Não gosto dessa saudade,
sinto falta e sofro muito,
não tenho mais esses cheiros
de amor ao meu redor!

Que droga!

18 comentários:

Anônimo disse...

É amiga...
Cheiro de mãe, doce cheiro de infância, que a roda viva da vida mais cedo ou mais tarde nos rouba, sem piedade, e nos deixa órfãos de tantas doçuras, de tantos gostos e cheiros, para mim dia de vento norte, entre outra tantas, é lembrança pura e doce de mãe.
O tempo, esse algoz de nós mesmos, gira muito rápido, mas não pode tirar nossas lembranças, nem apagar o calor do abraço de mãe. E, pensar que tantos a têm e não abraçam, não sabem a falta que nos faz esse doce perfume, esse terno amor.
Saudade dói mesmo, só sabe quem já sentiu.
Parabéns por mais esta bela poesia, certamente ditada por tuas mais caras lembranças.
Bjus....

Elenara Castro Teixeira disse...

Lenir!
Você disse tudo...
Obrigaduuuu!!!

Anônimo disse...

Grato pelas belas poesias!

Anônimo disse...

Muito lindo o poema!

Anônimo disse...

Emocionante esse poema!
Chega a doer na alma da gente esse teu lamento...
Quem de nós já não pensou ou viveu essa mesma saudade que te faz triste.
Sei bem o que é isso!
Beijos e parabéns pelo belo poema.
Um abraço!

Anônimo disse...

Simplesmente delicioso!!!
Parabéns!

Anônimo disse...

Mãe realmente tem esses cheiros de saudades!!!!
Felizes somos nós que tivemos oportunidade de sentir esses perfumes, mesmo que hoje só nos reste muita saudade.
Um abraço e parabéns!

Anônimo disse...

É trite e dói bastante perder essas referências...
Isso também é amor e saudade...
Parabéns pelo belíssimo poema!
Um abraço!

Anônimo disse...

Achei linda .....e triste!!!!! Morro de medo deste dia.....acho que não vou resistir.....minha mãe é minha vida!!!!
Bjus!

Anônimo disse...

Elenara, tenho lido alguns poemas no teu blog....
PARABÉNS!!
São lindos... vc tem muita sensibilidade...
Abraços!

Anônimo disse...

Que homenagem carinhosa!
Adorei.
Um bj para vc!

Anônimo disse...

Elenara!
Amor de mãe é bem assim, tem cheiros, odores e perfumes. Lembranças que todos nós trazemos da nossa infância e das nossas mães!
Um beijo e obrigado por essas lembranças!

Anônimo disse...

Um amor...., lindo!

Anônimo disse...

Que saudade eu tenho dos cheiros da minha mãe...
Do abraço, do beijo, do afago...
Parabéns!

Anônimo disse...

Elenara, muito bonita a foto da senhora tua mãe.
Linda mesmo!
Adoro fotos antigas. Gostei do teu poema.
Um abraço!

Anônimo disse...

Que bonito, esteja onde estiver, tenho certeza que tua mãe adorou!
Beijossssssssssss!!!

Anônimo disse...

Mãe é sempre Mãe e tudo que se refere a elas é lindo!
Parabéns amiga!

Anônimo disse...

Elenara, muito bonito o poema que fez para a Mãe!
Parabéns pelo seu talento e por ser esta pessoa maravilhosa que é. Abraços!