06 janeiro, 2007

Uma Paixão Bipolar!

Uma arde em paixões e encanta,
outra se esconde e me ama.
Esta me conta o que lhe vai à alma,
e toma meu coração em festa
no simples abraço que me enlaça!

Uma brilha e me alça a glória,
atiça e emociona minha poesia,
outra me caça e me laça, se passa
comigo, me invade e me trata
com toda a paixão, mas se esconde
assustada da outra, que vela seu sono!

Essa outra, se arma, fala e discursa,
investe e constrói castelos e sonhos,
e cansada adormece no aconchego
das nossas lembranças, falece!

Uma passa a conversa, disfarça,
comove e nos faz de boba,
a outra entristece, chora e se prevalece
dos seus encantos, e nos corrompe
num simples estalar de dedos!

Ambas nas suas diferenças, nos pegam
e nos levam a onde quiserem, sem medos,
pois qualquer uma delas se negam,
e se protegem atrás de mil desculpas,
pois sem culpas, elas choram
no ombro que lhes empresto!

Como cobrar decisão e postura,
se tudo nelas é bipolar, e tudo se costura,
em verdadeiros pontos cruz,
que se atravessam feito encruzilhada,
sem direção definida a ser seguida!

Como não amar e cuidar dessas jóias,
que entram e saem da minha vida,
sem o mínimo critério
e que são derrotas e glórias
que as minhas poesias choram!

Como não ficar também
com uma paixão bipolar,
onde amor e raiva se beijam
e num abraço silencioso,
gritam pelos poros todo o desejo
d'uma saudade, que nem queremos
saber como fazer,
para acabar!


29 comentários:

Anônimo disse...

Que loucura maravilhosa é esse teu poema!!!!
Tua análise é de um romantismo atroz, verdadeiro e cruel, mas também belo e emocional!
Só mesmo uma alma com uma bagagem emocional rica de vivências, poderia perpetuar em palavras o estado d'alma de quem tem esse destempero de comportamento e que muitas vezes não conseguem ser compreendidas por seus pares.
Confesso que de imediato me identifiquei com a mensagem poética que fazes e me emocionei de pronto, a medida que ia devorando cada uma das tuas palavras.
Fizeste-me chorar de emocionada, pois achei lindo demais o teu jeito peculiar e especial, de tratar o sentimento do Bipolar. Tanto carinho e afeto, até mesmo um amor afetuoso, emocionado de tanto querer!
Muito obrigado mesmo, por colocares na poesia essa nossa dificuldade.
Que Deus te recompense e proteja.
Ganhastes uma fã eterna!
Bjus!

Elenara Castro Teixeira disse...

Olha Maria Beatriz!
Pouco sei sobre essa dificuldade de humor e de comportamento, mas o carinho e amor que eu tenho por uma pessoa que a desenvolve, já me fazem parceira dessa sintomatologia, fazendo-me prestar atenção sobre todas as características que ela tem.
Podes crer que carinho nunca me faltará no trato de um Bipolar e fazer poesia pode ser um primeiro passo para reconduzi-lo ao seio da vida, com mais alegria, segurança e bem estar.
É significante o estado de insegurança que se instala na disposição de quem sofre desse distúrbio, mas o afeto, o amor, a ilusão e o sonho, controlados no respeito e na vontade de vê-los bem, com certeza os colocarão num nível equilibrado de prazer e euforia.
Podes deixar que desse afeto, eu cuido com o meu abraço e com as minhas melhores palavras.
Podes estar certa disso!
Fica bem e seja sempre bem vinda a esse espaço, onde as palavras são os nossos melhores remédios.
Um abraço!

Anônimo disse...

Amei!!!
Tenho uma tia que tem esse transtorno. Ela é maravilhosa e eu a amo demais!
Vou fazer ela chegar até aqui para ler essa poesia.
Tenho certeza que ela vai adorar!!
Achei um tchan!
Parabéns!

Anônimo disse...

Fenomenal....
Um achado maravilhoso!
Te dou os parabéns, pois escrever sobre esse assunto não é nada fácil, mais ainda se for uma poesia dessa qualidade.

Anônimo disse...

(...)

"Como não amar e cuidar dessas jóias, que entram e saem da minha vida, sem o mínimo critério e que são derrotas e glórias que as minhas poesias choram!"

Depois disso, vou falar o quê???
Insuperável!!!!!

Anônimo disse...

Elenara!!!
São tantos os versos lindos nesse poema, que me atrevo a eleger este como introdutor do meu comentário!

"Uma arde em paixões e encanta,
outra se esconde e me ama.
Esta me conta o que lhe vai à alma,
e toma meu coração em festa
no simples abraço que me enlaça!"

Esse poema é a simbiose romântica de vários momentos de uma vida retratada em versos, onde é decantada em prosa e verso, todos os sentimentos vividos entre duas pessoas, as quais se unem para o resto das suas vidas, pelo maior sentimento que existe: O Amor!
Diria que esse poema é a percepção magistral, captada por uma alma de poeta.
Mil vezes parabéns, minha linda!

Anônimo disse...

Lindo!
Por acaso és Psicóloga?
Muito adequada essa análise, própria de quem tem conhecimento dos caminhos que os sentimentos fazem para se estabilizar ou se desarranjar pelas suas procuras.
Emocionante esse jogo de palavras!
Parabéns pelo conjunto maravilhoso de imagens que deixas a mostra nesse poema.
Um abraço!

Anônimo disse...

AMEIIIIIIIIIIIIII "Paixão Bipolar".

Anônimo disse...

Mas baáh!
Cada vez que leio, e eu já li muitas vezes, me apaixono por essa poesia. Que loucura!!!!!!
Ela é muito massa!!!

Anônimo disse...

Essa poesia é muito linda, interessante, inteligente, estranha, diferente e maravilhosa.
Podes mandar para o Jornal, que com certeza eles publicam.
Esse poema dá uma TESE....aaaaaah!!!

Também dei uma olhada nos comentário. Eles são tão fofos!!!

Anônimo disse...

É tão emocionante as palavras que usastes nessa poesia, que de emocionada, tomei a liberdade de mandá-la por e-mail para uma amiga minha que mora em Curitiba e que é Bipolar. Tenho certeza que ela vai amar o que tu escreveu.
Agradeço pela emoção.

Anônimo disse...

Deves amar muito essa pessoa, pois só quem tem muito amor assim, consegue escrever uma poesia tão maravilhosa como essa.
Pura emoção, conjugação de palavras e uma forte emoção fazem o recheio desse poema.
Sucesso!!!

Anônimo disse...

Tua produção literária está ótima. Já está na hora de publicar. A feira do livro está aí. Vamos lá companheira!

Elenara Castro Teixeira disse...

Pois é!!!
Muitos já me falaram, mas ainda estou longe de assumir uma postura de escritora ou de poetisa....eheheheheheh!!!
Vamos de vagar que atrás vem gente com mais talento.
Por enquanto fico apenas no Blog. Já estou até agora, com mais de 1650 visitas. Isso basta de momento para mim!
Um abraço!

Anônimo disse...

Mas Bah!!!
Quantas são as que se fazem passar por santas e não o são?
Quantas são e não se deixam aparecer na luz do teu olhar?
Quantas são as que te atordoam e te levam ao inferno?
Quantas são???
Nunca saberás, pois são tantas que se escondem.....ahahahahahah!!!
Que infortúnio o teu!!

Elenara Castro Teixeira disse...

Eu que o diga!!!!

Anônimo disse...

Todas elas são encantadoras, mas o grande problema, que a gente ama uma só, e briga com todas as outras!

Anônimo disse...

O grande X da questão é saber onde e quando e com quem se estar quando se precisar.
Nunca sabemos quem está no topo da onda...
O mesmo não acontece com elas, pois estamos sempre a disposição para lhes emprestar o ombro como bem falas nesse verso:
***
Ambas nas suas diferenças, nos pegam e nos levam a onde quiserem, sem medos, pois qualquer uma delas se negam, e se protegem atrás de mil desculpas, pois sem culpas, elas choram no ombro que lhes empresto!
***
Muito bom esse poema, profundo e sério. Parabéns!

Anônimo disse...

Elenara, cada estrofe dessa poema, já seria uma bela poesia.
Foste muito feliz ao escrever tão belas palavras. Parabéns!

Anônimo disse...

Estou impressionado com a beleza da poesia!
Hiper diferente!

Anônimo disse...

Bota competência nisso!
Poema nota DeZ.

Anônimo disse...

Responde se quiser!
De onde vem essa inspiração toda, que faz com que escrevas lindamente?
Juro que fico pasma com a tua criatividade. Esse tema é muito difícil, complicado para se conversar, mais ainda para se sintir, mas você disserta imagens e figuras com muita naturalidade.
Esse poema é encantador, de uma delicadeza comovente.
Falas com amor de alguém com quem o teu coração interagem. É lindo!
Parabéns.

Anônimo disse...

Menina...
Anda muito inspirada....
Lindas as poesias....
Bjosss!!!

Anônimo disse...

Oi querida!
E eu que amo seus poemas!!!!
Comentar é comigo mesmo! kkkkk
E aguarde que irei lá sempre!
Não resisto a este sorriso e aos belos poemas!
Beijocas!!!!!

Anônimo disse...

Linda poeta!!!!
Sem stress????
Bipolar estou ficando eu!
Choro ou sorrio????
Deixo pra vc seus poemas, ou trago eles pra dentro de mim????
Acho que fui eu quem escrevi ou tenho a certeza que quem os sentiu foi vc?
A poeta embolada com os pensamentos
da leitora?
Ou a leitora sonhando em ser poeta????
Já nem sei se estou BIPOLANDO OU EXTRAPOLANDO! KKKKK
Será este o grande segredo dos poetas????
PARABÉNS MAIS UMA VEZ!
Não será só o seu preferido,o meu tb!
beijos!

Elenara Castro Teixeira disse...

Lili - rj
Geniaaaal!!!
Amei o teu comentário!!
Super, Super, Super!!!!

Anônimo disse...

Poema Maravilhoso!
Comentário feito! kkkk
Talvez o mais doido que vá receber! kkkk
Mas na minha doideira bem disse o que eu queria dizer!
Tomara que vc entenda! kkkkk
Beijocas!

Elenara Castro Teixeira disse...

Mimosa!
Como não vou entender, se és mágica com as palavras!!!
Tu és Super, Super, Super...maravilhosa!!!
Amei o teu comentário. Como sempre inovas!
Bjs!

Anônimo disse...

NOSSA!!!!!!
Que recadinho!!!!!LINDO!!!!!
Estou me sentindo! kkkkk
Que bela dupla fazemos hem!!!!
Uma poeta e uma mágica! kkkkk
Já deu uma olhadinha no meu álbum???
Se não deu, dê!
Sou uma aproveitadora das letrinhas alheias! kkkkk
Mas que a minha imaginação vai longe...... isto vai!
Sou uma aquariana viajante! kkkkk
Beijocas e obrigada!