27 maio, 2009


Lacan explica!

Ao longo da vida, como diletantismo, tenho procurado praticar o exercício da observação humana, da sua natureza, dos seus conflitos, do seu modus vivendi, e não poucas vezes, a mergulhar fundo nos seus sonhos, fantasias e utopias, construindo-me melhor um pouco, outras tantas, surpreendida pela minha própria incapacidade de compreender os seus significados.
Sempre que isso acontecia, revigora-me a crença que o ser humano, por sua complexidade, é o ser que mais precisa estar em constante desenvolvimento, para poder aprender que ele não se basta em si mesmo.
Seguindo por esse olhar aprendiz, quero externar que a pratica do saber é um exercício muito antigo, que vem de longa data, que estuda o modo como o homem materializa a importância dos objetos, das coisas e de tudo que o rodeia para obtenção dos valores que queira agregar para a sua vida.
Com base nessa premissa, descubro que em pleno século 21, o homem como ser político e agente maior das transformações sociais, ainda se depara com conceitos ideológicos de puro ranço, menosprezando a deficiência física do Presidente Lula (perda do dedo mínimo), como demérito e até de incapacidade da própria nação brasileira em ter nas urnas da democracia, referendado os anseios e esperanças de todo um povo, que com seu voto avalizou o querer de um Brasil melhor.
Chega ser comovente perceber quando leio a análise do funcionário público Nelson Coelho, no Espaço do Leitor do dia 26 de maio, o quanto sacrificante deve ser para ele, o exercício da observação humana.
Uns enfrentam o espelho das suas almas e se renovam a cada diferença percebida, outros se fortalecem no estilhaço do seu ego para não enxergarem o seu próprio espelho.
Que o diga Lacan!

20 maio, 2009


Werner Rempel
Ideal, Caminho e Luta


Como militante e operadora da política social que o PT fomenta ao longo de toda a sua História, quebrando paradigmas de exclusão social na busca incessante da justiça e do equilíbrio junto à sociedade brasileira, só tenho a lamentar a saída do vereador Werner Rempel do PT, mas nunca na admiração do seu trabalho.
Como observadora dos atos políticos, sempre estive atenta aos pronunciamentos dos nossos edis, e entre tantos que passaram por esse espaço legislativo, um se destacava pela qualidade e amadurecimento político: Werner Rempel!
Embora na oposição, mas nunca entrincheirado no ranço da discórdia dela por ela mesma, fazia falas ponderadas e equilibradas, justificando o meu respeito e admiração, pois mesmo na militância de um outro partido, nunca me fazia cega e surda a outros pronunciamentos, pois foi na luta sindical do CEPERS que fortaleci conceitos para a vida, onde conviver com posições contrárias era o exercício para um aprendizado que me faria crescer, e compreender ainda melhor, as leituras da minha vida.
É por esse olhar mais detalhado que a presença dele no PT me foi motivo de orgulho, pois certamente o partido seria acrescido ainda mais de qualidade, ao seu discurso!
Na compreensão dessa posição tomada, acresci ainda mais respeito a sua posição e na ordem dessa admiração, tomei alento, disposição e garra para buscar junto as minhas relações profissionais, pessoais e sociais, votos para a sua eleição, mais uma vez como vereador de Santa Maria.
É com confessado orgulho que nessa caminhada, aproximei posturas que me colocaram junto ao seu trabalho e na defesa férrea de um Brasil ainda melhor para todos nós, que seja nosso acima de tudo!
Na trilha dessa sua saída, por certo a de ficar o exemplo ainda mais fortalecido, que é a sua honestidade de propósitos, que o eleva ainda mais no nosso conceito de militante petista.
Que a jornada ora posta, seja a energia revigorada da tua luta de guri, que nunca sucumbiu, pois como ninguém; sabemos que o sonho é a ferramenta maior do ideal que nos move e alimenta.

Boa Luta Companheiro!

14 maio, 2009

Cirilo Costa Beber
“O Passado Demarcando o Futuro da Cidade”

Quando falei que uma cidade para ser grande e crescer na prosperidade, precisava respeitar e valorizar a história dos homens que pisaram esse chão estava na defesa de tudo o que foi de bom construído nela, e que ao longo do tempo, edificaram as raízes para cada vez melhor, olharmos o seu horizonte e postular com mais veemência um futuro ainda mais radioso.
Cirilo Costa Beber sem dúvida foi um visionário, pois ao longo da sua vida colocou-se a frente do seu próprio tempo, pensando o futuro totalmente comprometido com o seu presente.
Foi um "garimpeiro" emérito, atento as características da cidade e totalmente responsável pelo salto de qualidade empresarial que a cidade de Santa Maria alcançou, e que demarcou os pilares para o seu desenvolvimento.
Santa Maria tem acompanhando ao seu crescimento histórico, muitas figuras ilustres, que ao longo da sua caminhada pessoal, conseguiram estabelecer com sabedoria e visão, para qual futuro eles estavam predestinados.
Cirilo Costa Beber é um desses nomes que passarão a fazer parte desse nosso mosaico histórico, que registra as ações dos homens no seu tempo, e que com certeza a nossa cidade, não deixará de partilhar o seu eterno reconhecimento.
Buscar o futuro é isso: Aliar-se aos grandes feitos que homens como esse, construíram ao longo das suas vidas, trabalhando e edificando saberes, sem ranço ou contrariedades políticas.
Sou solidária a família nessa perda e também reconhecida pela sua trajetória. Vai-se o Homem, mas fica a história da sua vida!

Elenara Castro Teixeira
Jornal A Razão
14/05/2009

08 maio, 2009


“Santa Maria está nascendo para o futuro”
"O Slogan"

“Um slogan ou uma frase de efeito é uma frase de fácil memorização, usada em contexto político, religioso ou comercial como expressão que, repetida, terá grande possibilidade de se tornar uma verdade absoluta”.

Esclareço aos leitores que de forma deselegante, preconceituosa e politicamente incorreta o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Santa Maria, Giovani Carter Mânica, valeu-se do adjetivo “covarde” e do verbo “esqueceu” em sua resposta à minha análise da frase “Santa Maria está nascendo para o futuro”, uma frase que entendo remeter a uma tentativa de negação do passado de nossa cidade.
Quando em 27 de abril acessei o site da Prefeitura Municipal e lancei o meu olhar e a minha emoção sobre as palavras da peça publicitária, criada pela Prefeitura Municipal de Santa Maria para o chamamento do Concurso da marca e slogan da atual administração municipal, percebi que ali estava à essência, o toque, a alma do que se queria realçar como desejo de manifestação política.
Como cidadã desta terra, não poderia deixar de expressar minha opinião. Aqui nasci, e me orgulho e me emociono das e com as conquistas, que em Santa Maria tive direito de viver e construir.
Como apregoar aos quatro cantos e dizer amém que “Santa Maria está nascendo para o futuro”, se foi neste chão batido que pés e mãos calejadas edificaram 150 anos de lutas e glórias, que mentes ilustres deste sopé do morro ajudaram a marcar o compasso e o ritmo de nossas vidas, fazendo-nos partilhar uma longa caminhada, da qual fiz parte, da qual me orgulho e que alimenta a minha memória.
Ressalto que para a apresentação das minhas idéias, jamais precisei apresentar credenciais outras que não o comprometimento com a verdade.
E, para isso, basta ser o meu próprio nome! Elenara Castro Teixeira
08/05/2009
Direito de Resposta
Jornal A Razão
“Espaço do Leitor”

04 maio, 2009


O Slogan!
“Santa Maria está nascendo para o futuro”

Será mesmo dessa forma, esquecendo o passado, as obras feitas para o bem da comunidade que Santa Maria avançará para o futuro? Que futuro será esse sem passado?
Como ignorar os homens e mulheres que ao longo de 150 anos, escreveram no chão, na carne, na alma e no coração a História dessa Cidade! Como?
Como podemos ficar indiferentes a esse Slogan, se estamos sendo atropelados pela prepotência, dos que pensam a política a partir do sétimo andar do Paço Municipal.
Desçam das suas tamancas, pisem no chão dessa cidade e vasculhem os armários e se interem desse passado e verão que somos bem presente, no contexto desse nosso chão gaudério...
Ergam-se das tumbas, os que se cobriram com a terra desse chão!

Elenara Castro Teixeira
http://phoemahelenara.blogspot.com
Santa Maria/RS